Segurança no processo de arrumação de um apartamento ocupado
E recomendado e normalmente praticado na arrumação, sempre que for feita sem a presença do hóspede, que a arrumadeira mantenha o carrinho na porta do apto, fechando o acesso. Porém, a porta deve ficar sempre aberta durante a arrumação do apto. Caso o hóspede chegue na hora da arrumação, por medida de segurança, ele deve ser identificado pelo nome e a arrumadeira deve conferir, no relatório de tarefas, se o nome confere.
- Recomenda-se à camareira nunca trabalhar com o hóspede dentro do apto com a porta fechada, pois estará dando margem para possíveis mal entendidos.
- Manter o sigilo sobre os hóspedes, jamais revelando o nome deles. Para isso ela deve manter o seu relatório de tarefas, onde constam os nomes, fora do alcance de terceiros.
A camareira deve observar as necessidades implícitas
A eficiência nas tarefas rotineiras é fundamental, porém a atenção a outros detalhes mostrará que o trabalho da camareira é muito eficiente. Vamos ver alguns destes detalhes: A percepção é muito importante por parte da arrumadeira ao arrumar o apto, ela deve ficar atenta aos detalhes da ocupação do apartamento.
- Ao visualizar que hospede está com excesso de roupas sem cabides, recomendamos antecipar-se a necessidade do hospede, providenciando mais cabides para o apto.
- Caso constate que hospede dobrou cobertor para usá-lo como travesseiro, significa que o cliente necessita mais travesseiro.
- Observar a rotina de horário dos hóspedes e encontrar o melhor momento para a arrumação do quarto. Clientes com crianças, normalmente tem horários diferentes, e o melhor é fazer a arrumação na ausência deles.