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Artigos
A Governança e a qualidade no atendimento e na prestação de serviços nos hoteis
Relacionamento com os hóspedes
Arrumação de apartamento (UH) ocupado

Imprensa
Entrevista com Francesco Carli, chefe de cozinha do Restaurante Cipriani, do Hotel Copacabana Palace
Entrevista com Collete Lupu Pico, ex-governanta



 

O hóspede é a pessoa mais importante no hotel. Os funcionários de um hotel devem saber o nome deles para, num eventual encontro, chamá-los pelo nome fazendo com que eles se sintam muito importantes.

Tipos de hóspedes

Existem vários tipos de clientes de hotel e é recomendável reconhecer as diferenças de comportamento desses hospedes nos corredores, áreas sociais e aptos.

São eles: homens de negócio, executivas, turistas de diversos lugares do mundo (viajando em grupo ou individualmente), grupos familiares, convenções ou grupos esportivos.

Os tipos mais conhecidos: o bem disposto; o irritado, o ostensivo ou vaidoso; o reservado; o indesejável; o doente.

Eles podem ser habituais ou ocasionais e deve-se dedicar atenção especial ainda as crianças e aos idosos.

Os hóspedes famosos

Muita atenção para a discrição em relação a esse tipo de hóspede, acatando a política de privacidade. Lembramos que é inadmissível qualquer abordagem informal por parte dos funcionários como: pedir autógrafo, elogiar, tirar fotos ou ter mais intimidade com o hóspede.

E atenção, nunca revelar a identidade do hóspede a terceiros, manter o nome do hóspede sob sigilo absoluto.