O hóspede é a pessoa mais importante no hotel. Os funcionários de um hotel devem saber o nome deles para, num eventual encontro, chamá-los pelo nome fazendo com que eles se sintam muito importantes.
Tipos de hóspedes
Existem vários tipos de clientes de hotel e é recomendável reconhecer as diferenças de comportamento desses hospedes nos corredores, áreas sociais e aptos.
São eles: homens de negócio, executivas, turistas de diversos lugares do mundo (viajando em grupo ou individualmente), grupos familiares, convenções ou grupos esportivos.
Os tipos mais conhecidos: o bem disposto; o irritado, o ostensivo ou vaidoso; o reservado; o indesejável; o doente.
Eles podem ser habituais ou ocasionais e deve-se dedicar atenção especial ainda as crianças e aos idosos.
Os hóspedes famosos
Muita atenção para a discrição em relação a esse tipo de hóspede, acatando a política de privacidade. Lembramos que é inadmissível qualquer abordagem informal por parte dos funcionários como: pedir autógrafo, elogiar, tirar fotos ou ter mais intimidade com o hóspede.
E atenção, nunca revelar a identidade do hóspede a terceiros, manter o nome do hóspede sob sigilo absoluto.